4ª Pag. >O Porquê! Da busca ...
<<
Para ir a outra
página, clicar na
escolhida lai no
índice à esquerda.



O Porquê! Da busca por implantação de Esplanadas de Campos do Futebol da Juventude, em todo o Brasil. 

Texto utilizado na 1ª página como nosso Editorial.

       Eu que convivi e testemunhei durante anos, mais do que pais, com sonhos e busca de jovens vivendo o entretenimento e esperança de realização através do futebol, pois, presenciei, coordenei, promovi e ministrei atividades futebolísticas pela prática consciente e não por ilusionismo. Assim, passei a conceber, a sentir com eles as emoções e, por outro lado, as dificuldades pela falta de oportunidades à grande maioria dos postulantes, num país que se diz do futebol, mas, sem campos para a sobrevivência de times acolhedores da juventude, mantidos por abnegados e pais.

 

Ainda hoje, ou mais ainda, qualquer pessoa que tiver consciência e sensibilidade, ao ir a um local de testes e treinamentos para jovens acima de 15 anos, perceberá a "dor" no sentimento de muitos querendo ali uma oportunidade e não conseguirão devido à escassez de vaga e não, por desaprovação nos testes.

 

A prática do futebol pela juventude não pode ser seletiva, ela tem de ser um direito a todos, gratuitamente, sem qualquer taxa. Se o regime de um país é democrático, a dádiva da democracia, também, tem de ser oferecida na prática esportiva, principalmente, às suas novas gerações.

 

A formação nos clubes profissionais, de equipes das categorias de base, acima de 15 anos, não é pelo social, e sim, pelo institucional, sendo insignificante o número de vagas aos pretendentes. Para estas idades, nem mesmo existem escolas de futebol onde se possa pagar para frequentar.

 

Para os abaixo de 15 anos têm as escolinhas pagas, entretanto, elas não buscam o servir e sim, o lucro conseguir, provocando com a exigência do pagamento, discriminação e exclusão. Forma-se uma realidade, na qual é mais fácil obter drogas para uma "terapia ocupacional" do que jogar futebol em um clube amador ou oficial. É um assassinato de sonhos! Têm, também, as escolinhas públicas, ocupadas por funcionários, todavia, a maioria, sem dedicação à causa, está é em busca dos seus salários.

 

O trabalho de ministrar futebol para a juventude não é ideal para mercenários, ele é uma mistura de paixão, dedicação, ilusão e do servir por uma postura de cidadania. Em muitos se tornando um hoob por opção, levando a sentir a ocupação com ele, nos finais das semanas, como uma diversão. Por tudo isto, defendemos que a solução é dar condição de locais a pais e a voluntários donos de times, os quais, mesmo sem apoio, já os constituem por idealismos ou por gostarem de estar no meio futebolístico. Sabemos que têm falhas, mas não se pode deixar de reconhecer que prestam um dedicado e útil trabalho.

 

Muitos atletas e ex-atletas profissionais, com boa intenção e atitude, mas em ação individual, criam escolas de futebol, um ato louvável, porém, o que servirá no geral, a toda juventude deste nosso Brasil continental, de uma forma abrangente, será uma entidade de âmbito nacional. Ela não poderá se iludir com o futebol em si e por ele, mas assumir a missão de criar e apoiar condições da juventude, gratuitamente, o praticá-lo. Ela não terá de ser uma instituição que venha o futebol ministrar, mas sim, apoiar os voluntários e pais que, a esta missão, já se dedicam ou venha dedicar. Diante disto e outras coerentes justificativas é que almejamos a implantação de Esplanadas de Campos do Futebol da Juventude por todo o Brasil e, desde 2.011, sugerindo para o mundo, se dispondo a colaborar com orientação e supervisão. >Janeiro de 2.012: Continuamos firmes e otimistas nesta busca em prol de locais e condições da prática gratuita e constante do futebol pela juventude. Agora, já 2013, aqui estamos perseverando.

 

É com o conhecimento acima, análise e visão social que estamos na busca de viabilizar, primeiramente, a implantação de uma Esplanada de Campos do Futebol da Juventude, ®, na Grande Goiânia-Go/Br e, paralelamente, ir despertando as autoridades e a sociedade em geral para que seja implantado em todo o Brasil, tornando até, um exemplo para o mundo, pois, toda a juventude mundial merece ter direito gratuito a prática contínua do futebol.

 

Mensagem inicial por um despertar e reflexão pelos direitos das novas gerações de hoje e do futuro, de terem como e onde praticar, gratuitamente, o futebol.

Texto redigido, em 04 de agosto de 2.009, pelo Coordenador do Movimento, com posteriores alterações em 
12/08/10, 17/12/11 e, 14/04/13.


 

oOo

 

             Não fomos nós que criamos a mensagem a seguir, a copiamos da página de um amigo do Futebol Infantil e Juvenil (FIJ), no orkut, mas, ela tem tudo com a atual disposição da Esplanada de Campos do Futebol da Juventude.– Também, estamos fazendo a nossa parte. Amém! Graças a Deus.

 


"..... E enquanto a floresta pegava fogo um
Beija-flor ia até o rio enchia o biquinho de
água voltava e jogava na floresta, ao mesmo
tempo, o rei da floresta, o Leão, andava em
desespero de um lado para o outro sem saber o que
fazer, vendo a cena do Beija-flor perguntou
indignado: O que pensa que está fazendo? Não vê que
não irá conseguir apagar o fogo? O Beija-flor
simplesmente respondeu:
Estou fazendo a minha parte."

Nota da nossa publicação: A conclusão a seguir, foi por nós modificada p/ adequá-la à nossa causa:

Um dia,

teremos tantas pessoas conscientes,

que a juventude terá como praticar seu futebol,

continuamente, em locais grátis e decentes e,

os donos de pequenos times,

o ministrará muito mais,

para os filhos de toda gente.

(Esperança de cidadania).

oOo


Nesta atual nova ordenação do nosso site, provisoriamente, precisamos postar a mensagem a seguir:

A implantação de Esplanadas de Campos do Futebol da Juventude, pela firmação que outorgará o direito da prática grátis do futebol às novas gerações, o que, também, se tornará num antídoto contra drogas, deveria ter o compromisso de apoio nas propostas de todos os candidatos à Presidente, Governadores, Prefeitos e Parlamentares, como também, ser um assunto da imprensa consciente e comprometida com o bem social. Em Goiânia-Go, então seria exequível, super viável, pois, já existe os procedimentos com aprovada documentação para a implantação da Esplanada da Região Metropolitana.

    Quem assim o fizer, provavelmente, terá seus votos aumentados; quem deixar de fazer, ficará em desvantagem.

oOo

Veja na 2ª página a Auto-Apresentação da Esplanada/Goiânia.

 

 
 
  Site Map